Cão permanece ao lado de criança com autismo durante exame em hospital

O pequeno James, de 9 anos, tem o amigo que muita gente invejaria. O menino neozelandês tem autismo e vive ao lado de Mahe, um labrador treinado especialmente para acompanhar crianças especiais.

Segundo reportagem do “Stuff.co.nz”, além de mantê-lo seguro e calmo, Mahe ajuda James a se relacionar com as pessoas. O menino recua e não conversa com ninguém que não seja da sua família.

Na última vez que foi para o hospital, onde passou por uma ressonância magnética para diagnosticar as causas de convulsões que vêm sofrendo, James foi visto ao lado de Mahe. O menino e o cão são inseparáveis e, diante do caso, o centro médico abriu uma exceção para a entrada do animal no local.

Nas imagens, Mahe aparece visivelmente preocupado com James, que precisou ser sedado para fazer o exame. As fotos não demoraram para viralizar e comover milhares de pessoas pela internet. “Para Mahe, James é seu melhor amigo, é tudo pelo James”, disse Michelle Isaac, mãe do garoto.

“Ele ficou olhando para James e parecia muito preocupado", continuou. Mahe, que significa “Dom de Deus”, chegou na família há quase três anos. Ele foi treinado desde filhote para ajudar crianças com autismo pela empresa Assistance Dogs New Zeland.

“Há ‘uma mágica’ que acontece entre uma criança com autismo e os cães. Eles conseguem acalmar as crianças. Muitas das vezes elas mantém uma relação com os animais que não conseguem ter com seus pais e irmãos, por exemplo”, completou Wendy Isaacs, funcionário do Assistance.

Fotos: Facebook / Reprodução