Como dormir no avião: 9 dicas que irão te proporcionar um voo mais tranquilo

Nem todos conseguem dormir em aviões [Foto: Getty]
Nem todos conseguem dormir em aviões [Foto: Getty]

Dormir a 10 mil metros de altitude não é tarefa fácil. Assentos rígidos, nenhum espaço para as pernas e o zumbido constante do motor nos ouvidos dificilmente irão garantir uma boa soneca.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Segue a gente!

Adicione nessa situação um bebê chorando, o passageiro atrás de você chutando o seu assento e a turbulência, e já pode dar tchau definitivo para o sono tão almejado.

Leia também

Felizmente, existem alguns truques que vão lhe ajudar a dormir no seu próximo voo. Desde escolhas como não beber à bordo até descruzar suas pernas, aqui estão dez truques úteis, incluindo as melhores dicas de especialistas em viagem e sono, que todos os que viajam longas distâncias precisam saber.

Faça uma escolha tática de assento

Mais fácil falar do que fazer, você pode estar pensando. A maioria das companhias aéreas cobra a mais para a seleção de assentos, mas se você chegar cedo no check-in, poderá solicitar um lugar específico gratuitamente. E pode valer a pena gastar um pouco a mais, se isso significa que você vai dormir melhor.

Mas vamos às prioridades: tente conseguir um assento na janela, assim terá onde se apoiar e os outros passageiros não terão que passar por você quando precisarem ir ao banheiro. Você também poderá controlar a luz da janela.

Se possível, evite a última fileira - os assentos não reclinam e geralmente estão localizados mais próximos dos banheiros, o que pode ser barulhento e fedorento. O melhor lugar para se sentar para evitar a sensação de turbulência é geralmente na direção das asas ou na frente.

Analise mudar de classe de assentos

Pode parecer uma despesa desnecessária, mas talvez seja a diferença entre dormir bem e não dormir. “Minha dica seria você escolher a melhor classe possível”, diz James Wilson, também conhecido como The Sleep Geek (O Nerd do Sono), um especialista em sono que trabalha com grandes organizações. "Conseguir reclinar o assento e ficar praticamente deitado realmente ajuda."

Bloqueie o ruído

Compartilhar o local onde você vai dormir com mais de 300 passageiros não é ideal para uma boa noite de sono, portanto, é necessário usar tampões para os ouvidos.

Para uma experiência ainda mais tranquila, leve um par de fones com cancelamento de ruído, o que também significa que você ouvirá e aproveitará melhor o entretenimento a bordo. Quando for hora de descansar um pouco, ouvir música relaxante ou usar um aplicativo para ajudar a dormir também é uma ótima ideia.

Opte pela escuridão

Uma máscara para tapar os olhos vai lhe ajudar a controlar o seu ambiente de sono em voos de longa distância - você não vai ser incomodado pelas luzes que mudam dentro da cabine, ou por um passageiro de janela deixando a persiana levantada para a luz solar entrar. O blogueiro de viagens, Travis Levius, indica o uso de máscaras para dormir. "Um dos meus últimos voos incluiu um de 13 horas de Doha a Nova York (JFK) e usar uma máscara para bloquear as luzes me ajudou muito a ter um sono tranquilo".

Evite bebida alcoólica e cafeína

Quando o carrinho de bebidas chegar no seu assento, um copo ou dois de vinho tinto podem parecer o tônico perfeito para ajudá-lo a dormir. Mas o álcool realmente perturba o sono e o deixará desidratado.

Da mesma forma, não é uma boa ideia injetar cafeína nas veias ao tentar fechar os olhos para dormir, portanto evite a tentação de tomar uma xícara de café antes de embarcar - e beba água durante todo o voo.

Travis Levius diz: “Quando eu sei que preciso de um sono de qualidade em um avião, evito beber álcool ou cafeína antes e durante a viagem. Sempre me dou de presente um ou dois copos de vinho depois que desembarco".

Leve um travesseiro de pescoço

Um salva-vidas para viajantes de longas jornadas, o travesseiro manterá seu pescoço bem apoiado enquanto você dorme. Pagar um pouco mais por um modelo de boa qualidade é um dinheiro bem gasto.

Descruze suas pernas

Muitos de nós cruzamos as pernas quando nos sentamos - mas isso pode dificultar o fluxo de sangue e colocar tensão na parte inferior das costas. Em voos longos, onde você precisa dormir, o melhor e mais confortável é manter as pernas paralelas aos joelhos levemente flexionados.

Coloque seus pés para cima

Se você está voando na classe econômica, ainda pode tentar ficar o mais confortável possível. Claire Woods, da Trailfinders, indica as redes de apoio para os pés. "Elas permitem que você fique quase totalmente na horizontal, posição na qual todos nós gostaríamos de estar em voos noturnos", diz ela. O dispositivo se encaixa facilmente na mesa da bandeja, permitindo que suas pernas se estiquem em todas as direções para aliviar a fadiga muscular.

Leia um livro

Em vez de entrar em uma maratona de filmes, pegue um livro ou revista. As telas de televisão (e outros dispositivos eletrônicos) emitem luz azul, o que impede a produção de hormônios do sono e reduz as suas chances de pegar no sono durante um voo. Lendo um livro, por outro lado, ajuda a pegar no sono.

Siga a sua rotina

Se você tem uma rotina para dormir em casa, tente segui-la quando estiver no avião. Peter Douglas, da Trailfinders, diz: “A melhor coisa a fazer é tentar reproduzir sua própria rotina de sono, tentar colocar o pijama ou uma roupa mais confortável como faria normalmente, e tomar algo que você costuma beber em casa antes de ir para a cama ou fazer o que for que você faça em casa. Isso ajuda o seu cérebro a pensar que está pronto para dormir”. Você também pode experimentar aplicar um óleo relaxante de lavanda em seus pontos de pulso (pescoço, pulsos e atrás dos joelhos).

Ellie Ross